Imagine uma cidade em que um terço da população é formada por estudantes com menos de 35 anos. Adicione a isso o fato de a cidade está muito bem localizada, entre a região da Riviera Francesa e a Espanha, no Mediterrâneo. Estrutura urbana de primeira: logo de cara, 120 km de ciclovia estão distribuídas pelo território, com a garantia de mais de mil pontos para estacioná-las com segurança. Sabe de que cidade estamos falando? Da bela Montpellier! A oitava maior cidade da França e uma das três cidades europeias com mais cursos de idiomas.
Montpellier fica a três horas de trem de Paris, mas também dá para chegar lá de ônibus, por uma viagem um pouco mais longa, ou de avião (o importante é ir!). E para os amantes de História e Arquitetura, Montpellier reserva um tour incrível pelas duas partes da cidade: uma mais antiga com construções do século 12, chamada de Écusson, e a parte mais nova, Odysseum.
(Foto: arquivo pessoal/Anderson Vieira) |
Mas a gente vai parando a descrição por aqui para que você acompanhe uma descrição melhor ainda: do ponto de vista de quem já é quase um cidadão de Montpellier! Quem está conhecendo a cidade há meses é o Anderson Vieira, que primeiro passou um mês por lá em intercâmbio, e que retornou para repetir a experiência, porque ir pra lá apenas uma vez é muito pouco, né?! Olha só o que ele contou pra gente!
Que aspectos influenciaram a decisão de realizar um intercâmbio nessa fase da sua vida – nem antes, nem depois? E por que escolheu esta cidade/país como destino de intercâmbio?
É a segunda vez que realizo intercâmbio aqui em Montpellier, uma cidade que respira cultura, arte e vive sempre em movimento por ser uma cidade completamente estudantil e super agradável de se morar. Em meu primeiro intercâmbio fiquei só um mês, mas desta vez, que será de um ano, poderei estudar e trabalhar com o meu visto de longa duração e quem sabe conseguir começar uma nova vida por aqui.
Como é o convívio em sala de aula, durante o curso?
A cada semana recebemos estudantes dos mais variados países que desembarcam aqui em Montpellier para uma aprendizagem durante o certo período. É incrível essa união que temos por aqui e a facilidade de adaptação à língua francesa, um intercâmbio é mais do que necessário para que você possa viver de perto e colocar tudo em prática o que você já aprendeu e claro, aprender novas coisas e descobrir o quanto essa cultura é única e apaixonante.
(Foto: arquivo pessoal/Anderson Vieira) |
Conheceu pessoas de outras nacionalidades? Se sim, quais?
A cada semana chegam novos estudantes de todo o mundo, mas a maior parte dos estudantes é da China, Japão e Estados Unidos. Por ser uma cidade pequena e ainda pouco conhecida é difícil encontrar brasileiros por aqui, coisa rara, o que se torna ótimo para que você possa colocar à prova o seu francês e saber se virar por conta própria, já que não tem coisa mais fácil do que isso para conseguir captar a língua de uma forma rápida, prática e mais dinâmica. Deixe para falar o português quando você voltar mesmo, vai por mim.
(Foto: arquivo pessoal/Anderson Vieira) |
E nas horas livres, o que costuma fazer?
Gosto muito de viajar e conhecer outras cidades próximas de Montpellier, cidades históricas que não ficam muito longe da cidade. De trem, no verão, você consegue conhecer até 3 cidades por dia gastando bem pouco por isso, e se conhecer alguém que tenha um carro a diversão fica ainda melhor. No inverno como anoitece muito cedo então não dá para aproveitar muito o dia, mas em Montpellier lugares não faltam para você tomar um drink em algum restaurante ou desfrutar da mais alta culinária francesa com preços super acessíveis para os estudantes, isso de fato é uma das melhores coisas por aqui.
Anderson em frente ao famoso Place de la Comédie, em Montpellier (Foto: arquivo pessoal) |
Que características da cidade achou mais marcantes?
Montpellier vive e respira arte, você anda tranquilamente pelas ruas e se depara com obras de artes a céu aberto, os Trams, que são os trens urbanos por aqui onde você consegue chegar rápido de qualquer canto da cidade e também o respeito das pessoas pelos estudantes e turistas que desembarcam diariamente por aqui.
(Foto: arquivo pessoal/Anderson Vieira) |
Anderson, a gente amou o seu relato! 💛 Nada melhor do que ouvir sobre um lugar de alguém que já passou por ele. E as dicas?! Também não vamos esquecer de nenhuma!!
E aí leitor, deu pra sentir o clima dessa cidade linda de Montpellier?!
Com certeza o mundo é grande demais pra gente achar que já conhece tudo, Montpellier é a prova de que cidades menores que as capitais também são ótimas dicas pra quem ama viajar. Depois de ler esse texto, o próximo passo é escolher o seu destino e embarcar no mundo! Vamos lá? 😎